iPhone, o produto que mudou tudo, completa 10 anos - Melody FM 94.1 - Ribeirão Preto/SP  
ouça a Melody:
Ouça pela Internet
Ouça em seu Android
Ouça em seu dispositivo Apple
acompanhe a Melody 94.1
Siga no Twitter
Perfil no Facebook
Instagram Melody 94.1

iPhone, o produto que mudou tudo, completa 10 anos

29/06/2017

 “De vez em quando vem um produto revolucionário que muda tudo.” Essas palavras foram usadas por Steve Jobs, então CEO da Apple, antes de apresentar a uma plateia ansiosa o iPhone, lá no início de 2007. No dia 29 de junho do mesmo ano, ou seja, há dez anos, as vendas do iPhone começavam. Hoje, não é exagero dizer que Steve Jobs tinha razão: o iPhone mudou tudo.

“Essencialmente, o iPhone mudou como as pessoas pensam nos telefones celulares”, diz a EXAME.com Tuong Nguyen, analista principal de pesquisa da consultoria Gartner. “Em países como o Brasil, o smartphone virou um dispositivo central na vida das pessoas. É com ele que elas se comunicam, se divertem e fazem negócios.”

No início de 2007, Jobs resumiu o produto como um iPod, um telefone celular revolucionário e um “dispositivo de comunicação pela internet revolucionário”. “É internet no seu bolso”, disse Jobs, “pela primeira vez na história.”

Ao longo da última década, o iPhone mudou a relação que as pessoas têm com a tecnologia. “Antes, ao falar em computação, pensávamos em um desktop ou notebook. Com o smartphone, essa noção mudou completamente”, diz Nguyen. É uma mudança significativa ter um computador ao alcance dos dedos durante o dia todo.

“De vez em quando vem um produto revolucionário que muda tudo”, Steve Jobs, antes de anunciar o iPhone

Além disso, o smartphone da Apple sacudiu o mundo em um aspecto imprevisto no lançamento de sua primeira geração. Pela próxima década, falar sobre apps deixou de ser algo restrito a círculos nerds.

“O iPhone foi o balizador para uma nova onda de inovação. A plataforma que a Apple construiu quebrou paradigmas e possibilitou a criação de aplicativos que pudessem ser distribuídos globalmente”, fala a EXAME.com Eduardo Henrique, diretor de negócios internacionais e um dos fundadores da Movile, dona de apps como iFood, PlayKids, entre outros.

Uma indústria bilionária nasceu e causou pequenas revoluções em diversos setores. Uber, 99, entre outras, mudaram a mobilidade urbana. WhatsApp se tornou uma ferramenta massiva de comunicação pela internet. Netflix popularizou vídeos sob demanda. Foram dezenas de outras mudanças.

“A tecnologia é capaz de deixar as coisas mais baratas, menores, e mais acessíveis a todos. O iPhone é o exemplo mais bem-acabado disso”, diz a EXAME.com Peter Fernandez, CEO da 99.

O produto foi chave na subida da Apple ao posto de empresa mais valiosa do mundo, em 760 bilhões de dólares. “Para entender essa importância, basta ver que a Microsoft não se manteve nesse posto após um problema de entrada no mercado de dispositivos móveis”, afirma Nguyen.

Quando começou a apresentação do iPhone no palco da conferência Macworld de 2007, Steve Jobs afirmou que esperava por aquele dia havia dois anos. Ali, chegava ao fim o segredo de desenvolvimento do iPhone.

fonte: Exame.com

Voltar

 



Melody FM 94.1 - Ribeirão Preto

 

Av. Nove de Julho, 600
Higienópolis
Ribeirão Preto-SP
cep: 14.025-000
Fone: (16) 2101-3500

Acompanhe a Melody no twitter
Nosso perfil no Facebook
Instagram Melody 94.1
Todos os direitos reservados - Sistema Clube de Comunicação © 2017