A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) concluiu nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o serviço de implantação das sinalizações de vagas especiais de estacionamento na avenida Nove de Julho, no trecho entre as avenidas Santa Luzia e Presidente Vargas, na região que abrange o Alto da Cidade. A sinalização integra o novo plano de circulação implantado ao longo da via nas últimas semanas.
As vagas especiais compreendem na sinalização horizontal destinada aos idosos e aos deficientes. A pintura de solo serve como um complemento das placas indicativas nestes locais. Ao todo, houve a demarcação de oito vagas para deficientes e oito vagas para idosos. O trabalho foi executado pela equipe do Departamento de Sinalização Viária da Transerp, sob acompanhamento dos agentes de trânsito, com orientação aos motoristas e motociclistas que transitavam pelo local durante a execução.
Desde novembro de 2016, estacionar em vaga destinada às pessoas com deficiência ou idosos é considerada uma infração gravíssima, que além de render sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), implica em multa de R$ 293,47. O infrator também está sujeito à medida administrativa de remoção do veículo. Além das vagas especiais, a avenida Nove de Julho recebeu quatro demarcações destinadas às motocicletas. Cada demarcação abrange em torno de nove motos.